Sunday, June 6, 2010

Alemanha

sábado, 05 de junhoHoje visitamos Leydon, na Holanda, aonde os Peregrinos viveram durante uns 11 anos. Vimos muita cor-de-laranja nas ruas. Eles estão preparados com a torcida para a copa. De Leydon fomos até Amsterdam. Que cidade deprimente. Muito pecado abertamente exposto nas ruas. Ainda bem que saimos de Amsterdam, e dormimos no sul da Holanda, próximo à fronteira da Alemanha.

domingo, 06 de junho
Hoje viajamos muito. Paramos em Cologne para almoçar, e entramos em uma das maiores catedrais da Alemanha. É igreja católica, e estavam celebrando missa. Tudo em alemão, e não deu para entender nada. Mesmo assim, o prédio foi muito impressionante. Nas praças ao redor da igreja encontramos todo tipo de entretenimento musical e artístico de pessoas procurando

uma oferta. O que mais nos impressionou foi um músico tocando uma enorme harpa. Acho que ele era Peruano.

De Cologne passamos por Marburg, aonde Martino Lutero teve o grande debate com Zwingli sobre o significado do Eucaristo (Ceia do Senhor). Tiramos fotos do castelo aonde ocorreu este debate. Lutero insistia que o calice e o pão se tornavam, de alguma forma mística, o sangue e corpo de Cristo, presente espiritualmente nos elementos. Zwingli defendeu a posição dos Batistas, que a ceia é um Memorial. Nenhum convenceu o outro, mas resolveram discordar
amigavelmente.

Por último chegamos em Wartburg, aonde passaremos esta noite em um lindo hotel, próximo ao Castelo aonde Lutero passou um ano escondido para não morrer nas mãos da Igreja Romana. Durante este ano ele traduziu o Novo Testamento para a linguagem Alemã. Por sinal, até então Alemanha não tinha uma lingua única. Lutero utilizou palavras e termos dos diversos dialétos dos estados alemães, unificando assim a lingua. O alemão de hoje existe por causa de Lutero e sua Bíblia. Jantamos na varanda do hotel olhando para o Castelo de Wartburg. Conosco almoçaram Ed e Paula, de Havaí. Ed é engenheiro de mineração. Também Dr. Robert Parr, profressor de sociologia no Cedarville University.