Sunday, June 20, 2010

França

sábado, 19 de junho
Iniciamos o dia indo até Basel, a cidade aonde Erasmus compilou o Textus Receptus, com a autorização e apoio do Papa em Roma. Apesar do fato que a Igreja em Basel se tornou Reformada em 1529, Erasmus, que nunca abandonou a Igreja Católica, foi sepultado dentro da Catedral Protestante. Mesmo com muitos desacordos, Lutero e Calvino tinham grande respeito por Erasmus.






De Basel atravessamos a fronteira da França. Estranhamos o fato que no posto alfandegário entre Suiça e França os veículos tiveram que parar mas não havia um fiscal sequer. Nenhuma autoridade francesa estava no local. Talvez ainda estavam lamentando a pisa que levaram na copa dois dias atrás. Proseguimos viagem pelo cantinho da França, e almoçamos na cidade francesa de Colmar.

Paramos na cidade de Strassburg, sede do Parlamento da União Européia. Talvez de maior valor, foi aqui que Johannes Gutenberg inventou a imprensa. Esta foi a criação que pôs fim à Idade Média, também conhecida como a Idade da Escuridão. Antes da imprensa o povo era analfabeto e pouco instruido, pelo simples fato de não existir nada que pudéssem ler. Com a imprensa a palavra escrita se tornou acessível a todos. Esta invenção singular coincidiu com o período em que a Bíblia estava sendo traduzida na linguagem do povo -- Inglês (Wycliffe), Alemão (Lutero), Francês (Calvino), entre outros (não lembro a data da tradução Portuguesa com João Ferreira de Almeida).




Uma última parada antes do fim do dia nos levou a Heidelberg, sede de uma das universidades mais liberais da Alemanha. Os professores aqui são os Neo-Ortodoxos de renome. Nessa cidade também encontra-se um castelo aonde Lutero estava hospedado quando escreveu o Catecismo de Heidelberg.

No comments: