Saturday, June 19, 2010

Genebra

sexta, 18 de junhoIniciamos o dia visitando o Castelo Chateau Chillon na cidade de Montreaux, Lago de Genebra. Este castelo, do século 11, tem sido conservado em forma inacreditável.


No porão desse castelo o protestante François Bonivard foi aprisionado por sua fé durante 6 anos (1493-1570). A corrente que prendia Bonivard pelo pescoço estava a amostra.

Em Genebra visitamos a igreja aonde João Calvino ensinava a Palavra de Deus. Calvino foi um dos poucos reformadores que viveu uma vida completa e findou sua vida com morte natural. Tirei uma foto do púlpito de onde Calvino pregava, e da cadeira de onde ele pregou durante seus últimos anos, pelo estado decaido de sua saúde.


O sucesso da Reforma de Calvino está no fato dele ter fundado um seminário, Colegé Calvin, aonde foram formados líderes religiosos de todas as partes da Europa. Entre seus alunos estavam os professores de Cambridge, na Inglaterra, que influenciaram os Peregrinos, os quais iniciaram a colonização da América.

Com todas as suas virtudes, Calvino era de teologia reformada, que o levou a promover a perseguição por motivos religiosos os que não se conformavam com seus ensinos. Nisto ele pecou, ao lado da maioria de seus colegas reformadores. A grande excessão seria o reformador Batista, Roger Williams, que fundou a colônia de Rhode Island, na América do Norte. Este foi o primeiro estado no mundo que protegia a liberdade religiosa de qualquer fé.

No final da tarde visitamos a cidade de Avenches, o local da antiga cidade Aventicum, capital Helvética do Império Romano. Esta cidade tem sua origem nos dias de Cristo. A cidade ainda contém várias edificações Romanas, inclusive uma arena de esportes. Em Avenches visitamos um templo Cristão construido no século 9, que hoje hospeda uma igreja Evangélica Reformada. Dentro do templo vimos uma pintura antiga que retrata uma senhora tendo sua lingua arrancada por testemunhar de sua fé.



No comments: