Tuesday, June 8, 2010

Wittenburg & Leipzig

terça, 08 de junho
Visitamos hoje a cidade de Wittenburg. Esta foi a cidade aonde Martino Lutero foi professor na universidade de Wittenburg. Ainda não havia sido convertido. Porém, ao estudar o livro de
Romanos descobriu que "o justo viverá pela fé." Foi neste momento que o Espirito Santo abriu seu entendimento para o simples plano da salvação pela graça.
A Universidade de Wittenburg ainda funciona hoje. Visitamos também a capela do castelo de Wittenburg, aonde Lutero colocou suas 95 teses na porta da capela, que funcionava como um quadro de avisos para os professores e alunos da universidade. Ele colocou em Latim, sem desconfiar que traria tanta atenção. Um amigo que possuia uma imprensa traduziu ao Alemão e imprimiu 1000 cópias que rapidamente foram espalhadas por toda a Alemanha. Como a nação já estava super frustrada com os abusos da Igreja estatal Romana, o tempo estava propício para o inicio da Reforma.
À tarde visitamos duas igrejas na cidade de Leipzig. Estas foram as igrejas aonde Bach e Mendolsen ministraram música. Os orgãos e orquestras nas igrejas foram facinantes.

No comments: