Thursday, June 3, 2010

Londres 2

quinta, 03 de junho
Vimos tanta coisa interessante hoje. Não pude esperar até amanhã para postar. Aqui na Inglaterra acessar a internet é super-caro -- R$16,00 por hora. Este preço vale em todos os lugares por onde passamos estes dias.

De qualquer forma, hoje iniciamos o dia no centro de Londres visitando a igreja Anglicana de Westminster, e a torre "Big Ben". Imaginem a nossa surpresa ao encontrar um grupo parecido com o Movimento Sem Terra do Brasil acampado no centro de Londres ao lado do Big Ben. Quase me deu vontade de armar minha barraca.

Visitamos a Torre de Londres, um palácio aonde muitos dissidentes políticos foram aprisionados, torturados, e mortos ao longo da história Britânica; inclusive muitos crentes morreram por sua fé alí. Em um só dia 270 protestantes foram mortos nos dias da Rainha Maria, que era Católica Romana.
Visitamos também a Igreja de John Wesley, o fundador da Igreja Metodista. No cemitério ao lado de sua igreja estão seputados muitos evangélicos ilustres, inclusive Isaac Watts, Susana Wesley, John Wesley, e outros. Também John Bunyan, o escritor do livro "O Peregrino".Passamos em frente da "London Metropolitan Tabernacle" de Charles Spurgeon, mas não pudemos entrar pois lá funciona uma igreja, e o pastor Peter Masters diz que sua igreja não é museu e portanto não permite a entrada de turistas.

No final do dia saimos de Londres um pouco mais de uma hora ao norte, e pousamos num hotel na zona rural. Próximo ao hotel encontramos uma pequena vila com uma igreja Anglicana que se chama "St. Leonard's Church." Como não sabia que eu tinha um chará entre os santos, fomos conhecer. O templo foi construido em ... você não vai acreditar ... 1239! Embora o templo já sofreu muitas reformas e restaurações ao longo dos séculos, algumas partes ainda são originais. Encontramos túmulos do século 15. Um "knight"(não sei como se diz em Português), que foi ali sepultado serviu 4 monarcas: William, Mary, Elizabeth I, e James I. Sir Bartholomew Fouke morreu em 1604! Um senhor, membro que mora próximo à igreja, abriu as portas para entrarmos. Eu citei João 3:16 do púlpito -- em Português. Ele nos assegurou que São Leonardo é um santo da Igreja Católica, pois esta paróquia era Católica antes da Reforma religiosa.

No comments: