Monday, June 7, 2010

Wartburg

segunda, 07 de junho
Hoje acordamos às 4:00 da manhã ao som de uma sirene. O sistema de alarme contra incêndio do hotel foi despertado. Nós saimos do hotel e esperamos os bombeiros. Não foi incêndio, graças a Deus. Foi um defeito em um dos sensores. Perdemos umas duas horas de dormida, mas foi divertido.
Pela manhã visitamos Wartburg, o castelo aonde Martino Lutero passou um ano escondido, depois de ser sequestrado por Fredrick III, o principe de um dos estados da alemanha, amigo de Lutero. O castelo é impressionante. Visitamos o quarto aonde Lutero ficou hospedado. Muito simples, com pouca mobília. Lá estava o birô aonde ele traduziu a Bíblia para o alemão.

Sem duvida Lutero estava numa batalha espiritual. A história diz que ele estava sendo pertubado repetidas vezes por aparições do diabo. Uma vez ele jogou o tinteiro para acertar no diabo, e deixou uma grande mancha de tinta na parede. Hoje o rebouco daquela parte da parede está faltando, pois turistas procurando um souvenere interessante levaram.

À tarde visitamos uma igreja evangélica (na Alemanha “Evangélica” significa Luterana) na cidade de Eisenach. Esta igreja tem sua origem por volta do ano 831. O prédio data do século 13, mas já sofreu muitas reformas. Almoçamos com o pastor e sua esposa; um casal muito simpático. Eles nos ofertaram um concerto no enorme orgão da igreja. Nós presenteamos Sra. Schmitt com uma das toalhas bordadas por irmã Fátima, do Parque Grangeiro.
Por fim fomos até a cidade de Erfurt, aonde Lutero como jóvem tornou-se um monge Augustiniano. Foi aqui que ele sofreu muita aflição espiritual, antes de descobrir que a salvação é pela graça de Deus, independente de mérito humano.

No comments: