Monday, June 14, 2010

Oberamagau e a Paixão de Cristo

sábado, 12 de junhoPasseamos hoje na cidade romântica de Rothenburg, a cidade antiga mais bem conservada em toda a Alemanha. Circulamos quase toda a cidade caminhando em cima das muralhas.

Também visitamos Dachau, o primeiro campo de concentração de Adolph Hitler. Quase ficamos doentes ao ver o quão deshumano as vítimas do nazismo foram tratados. No portão de entrada se encontram as palavras irônicas, que recebiam os detentos ao chegarem na prisão, “O trabalho liberta!” Vimos as fornalhas aonde foram cremados milhares de corpos humanos dos que morreram como resultado das torturas. Sim, nos encontramos com brasileiros de Ribeirão Preto. Imaginem aonde... em uma das barracas aonde eram alojados os detentos em Dachau.
De noite chegamos na vila de Bad Bayerhosien, próxima à cidade de Oberamagau aonde assistiremos a Paixão de Cristo amanhã. Ficamos hospedados na casa de uma senhora chamada Maria. O povo nesta parte da Bavaria são muito Católico, praticantes. Uma procissão passou em frente de nossa casa, indo em direção à igreja Católica.
domingo, 13 de junho
Hoje fomos a Oberamagau, assistir a peça teatral da Paixão de Cristo. Creio que esta é a peça da Paixão mais famosa e bem feita em todo o mundo. No ano 1633, quando vilas inteiras na Europa estavam sendo exterminadas pela peste Bubônica, o povo de Oberamagau fez um voto a Deus que se fossem poupados realizariam esta peça a cada década para o resto da história. E assim, até hoje, todos os habitantes da pequena cidade realizam esta peça, cinco dias por semana, durante uns seis meses. Entre o coral, a orquestra, e todos os integrantes da peça, creio que o número de pessoas chega a ser centenas ou talvez milhares. O auditório permite a frequencia de 5.200 visitantes, e sempre está cheia. Para conseguir entrada é necessário comprar um ingresso com meses de antecedência. Não foi permitido tirar foto durante a apresentação, que começou 14:00 e foi até 23:00, com um intervalo para o jantar. Talvez podemos encontrar alguma foto na internet.

1 comment:

Jaime Leonard said...

Since we were not allowed to take pictures during the play, these pictures are actually downloaded from the internet.